Quem sou,

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Administrador de Empresas, 49 anos, Casado, Ex-sedentario, com uma Familía maravilhosa e que nos últimos anos adotei um estilo de vida heterodoxo.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Fim de Ano é hora de fazer um balanço.

Fechando mais uma ano e nada melhor do que fazer um balanço do que aconteceu, mais sempre concentrando nas coisas boas.

A titulo de curiosidade este ano, foram 103 atividades entre treinos e provas, percorrendo a distancia de 1.096,46 km em 120h51m36s com velocidade média de 9,1 k/h e média de 158 batimentos por minuto.

Cansado!! ainda não, para fechar este ano ainda tenho um treino na terça e a minha mais esperada prova do ano a São Silvestre para ai sim fechar com chave de ouro, esta prova tem toda uma energia especial, pois foi nela que mudei minha vida, sai do sedentarismo e peguei gosto pela corrida.

É o momento também começar a planejar o objetivo de 2010, correr a maratona de Nova Iorque com tempo de 4h20m, no próximo ano serei mais disciplinado com os treinos, mais seletivo nas provas e incluirei de forma regular musculação nas minhas atividades. Ai sim não vai ter para ninguém.

Agora para fechar o ano nada melhor que uma praia para relaxar e Maresias é uma excelente opção, o duro é controlar a boca, mais vamos pensar magro.

Treinos da semana:

Treino MPR - 22/12/09 - Terça Feira

Treino MPR - 24/12/09 - Quinta Feira

Treino MPR -26/12/09 - Domingo

Frase da Semana:

"Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade."

Winston Churchill

domingo, 20 de dezembro de 2009

Retorno aos treinos e olha o Natal ai gente.

Domingo ensolarado em São Paulo e depois de um mês, retornei ao treinos (Treino MPR), sai meio receoso mais totalmente focado no treino e que daria tudo certo. Adivinhem não é que correu tudo bem 40 minutos depois e aquela sensação de realização que só quem corre sabe.
Agora tenho que me preparar para a São Silvestre, depois do treino só alegria apesar da desorganização total no desfile da Disney, totalmente bagunçada não deu para ficar por lá e fomos curtir uma piscina.

É brincadeira o que minhas filhas gostam de agua, duas horas de piscina e muito sol, almoço e como ninguém é de ferro o sono após o almoço é fundamental.

Esta semana também apesar da correria foi muito produtiva, agora só aguardando o fechamento desta semana para poder comemorar o Natal e efetivamente refletir sobre este dia, muitos se preocupam mais com o presente que vão dar para este ou para aquele mais o mais importante na minha opinião e refletir sobre o que podemos fazer para melhorar o mundo em que vivemos.

Cada dia que passa as pessoas se distanciam mais umas das outras, você já falou bom dia para um desconhecido? Esta vendo, isto é absolutamente normal nas cidades com uma quantidade menor de pessoas, entretando, aqui em São Paulo, isto também é absolutamente possível, tente e você percebera que não custa nada e te fará muito bem.

Bom esta semana treinarei normalmente, terça, quinta e domingo, como é bom voltar a correr.

Frase da semana:

"Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento, e se faz exatamente o contrário com os erros dos outros, é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros.”
Mahatma Gandhi

domingo, 13 de dezembro de 2009

Mais vale um dia chuvoso na praia, do que um ensolarado na cidade.


Acordei as 6h30m e com o espírito e corpo preparados para o desafio, minha primeira travessia no mar, inscrito para prova Fuga das Ilhas (http://www.fugadasilhas.com.br/), Silvaninha minha esposa maravilhosa e Staff acordou junto conferiu o kit e tomamos café juntos, pousada simples mais aconchegante em Juquehy.

Olhamos o tempo e já sinalizava um possível cancelamento, não pela chuva mais em função dos ventos fortes o que normalmente mexe um pouco o mar. Vejam vocês nem fiz a prova e já estou tirado a entendido.

Confesso que a adrenalina estava a toda até porque como diz minha mãe "O mar não tem cabelo" e um receio muito grande por ser minha primeira prova.

Seguimos para o local da prova e próximo a Barra do Sahy o numero grande de carros ao longo da rodovia já sinalizava que o evento tem uma participação grande, transito e aguardamos até que a organização da prova começou informar que a prova havia sido cancelada e nova data seria divulgada, ufa.

Confesso que com a chuva e o vento que estava rolando seria um forte candidato a "bater fofo", melhor assim pois voltaremos para Juquehy onde minhas filhas, minha mãe, Silvaninha e eu curtimos demais o final de semana.

Como é bom poder estar com a família e aproveitar um final de semana chuvoso na praia.

Em tempo: Excelente visita do Paulo e Tereza na noite de sábado boa conversa, boas risadas, só faltou um vinhozinho (apesar de não beber, agora só curto suco de pomelo por incentivo da família Castaño.rsrsrs).

Frase da semana:

"Daqui a alguns anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra."


Mark Twain

domingo, 6 de dezembro de 2009

Pense positivo sempre, aqui só tem lugar para boas notícias.


Nada melhor para uma semana corrida e com muito trabalho que um final de semana com a família e com os amigos para recarregar as baterias. Apesar da semana sem treinos de corrida e somente com musculação, natação e Yôga a falta da corrida é muito grande até porque este mês tem São Silvestre.

Mais hoje preferi filosofar um pouco, já que não tenho nenhuma novidade com relação aos meus treinos, tenho me questionado muito a respeito do negativismo que estamos vivendo a maioria das pessoas só tem visto o copo meio vazio e isto é extremamente ruim, por dois motivos, explico:

  1. O negativismo só atrai coisas negativas;

  2. A carga de noticias ruins que recebemos é tão grande que acaba ocultando a quantidade maior de boas noticias.

Há lá vem esse cara com este "quasquasqua"!!, é verdade procure focar no que você tem de melhor e nas coisas positivas ao seu redor, note que você tem muitas coisas boas acontecendo só que não se da conta. Comecei com este exercício e realmente faz a diferença o segredo esta no positivismo, o copo para mim esta sempre meio cheio.

Dificuldades teremos sempre, mais aqui neste blog, notícia ruim não tem vez, tanto é verdade que apesar de dores, lesões, etc, etc, estou rindo e pensando na excelente semana que vai começar.

Minha família esta maravilhosa, meu amigos estão bem, eu estou bem, o que mais preciso apenas continuar pensado positivo.

Na próxima semana irei desfrutar de uma nova experiência esportiva, aprendi a nadar há dois anos e vou pela primeira vez fazer uma travessia no mar, irei começar com 1.500 metros e vamos ver como vou sentir a prova.

Também estarei cercado de grandes eventos, encerramento das aulas das minhas filhas na quinta e sexta feira e é muito bom ver estas criaturinhas maravilhosas crescendo e aparecendo.

Frase da semana:

"O mundo pertence aos otimistas; os pessimistas são meros expectadores."

Dwight D. Eisenhower (ex-presidente norte-americano)

domingo, 29 de novembro de 2009

Dezembro, lesão e São Silvestre


Dezembro ai e não poderia fechar o ano sem a panturrilha esquerda pegando como sempre, todo ano acabo sofrendo com uma pequena lesão na panturrilha, este ano aconteceu em Outubro e até agora não consegui me recuperar 100%. Varias sessões de fisioterapia, acupuntura, massagem, alongamento, etc., etc., mais na verdade para esta panturrilha só tem um remédio repouso.


A falta de musculação tem me prejudicado bastante, entretanto não tenho tempo para mais atividades, nadando duas vezes por semana, correndo outras três e Yôga duas noites fica difícil encaixar mais alguma coisa, mais como sou brasileiro e não desisto nunca, adquiri na ultima semana um banco de academia para tentar na madrugada encaixar pelo menos uns exercícios básicos.


Ainda por falar em lesão, não há nada pior que ficar sem sua pratica esportiva diária, o corredor amador precisa desta atividade para equilibrar o seu dia pelo menos este é o meu caso, sinto total falta da atividade.
Por outro lado, a disciplina tem que existir mesmo com os problemas, a melhor forma é compensar com outras atividades. Esta ultima semana fiz um treino em Canoas-RS (Treino MPR - Canoas/RS) e não teve jeito senti a panturrilha mais forte, desta forma não treinei mais, e devo passar no médico na próxima terça feira, vamos ver o que acontece.


Não posso negar praticar esporte machuca um pouco, mais os benefícios são muito maiores, este final de semana ouvi uma historia muito interessante e espero que voce leitor goste:


O filho de um sabio perguntou:
-Papai o que preciso para ter felicidade?
O pai disse.
-Com as coisas que falarei você terá não só felicidade mais dinheiro também, ai vai meu filho.
-Você tem e cuidará da sua saúde?
O garoto respondeu.
-Claro que sim.
-Então você ganhou o numero um.
-Você será um bom aluno?
O garoto respondeu.
-Sim.
-Então meu filho acrescente um zero a direita do numero um.
O garoto vibrou pois já tinha 10.
-Você entrará em uma excelente universidade?
O garoto prontamente respondeu.
-Claro que sim.
-Então meu filho acrescente mais um zero.
O garoto estava alucinado pois completou 100.
-Mais papai o que mais preciso para ter mais felicidade e dinheiro?
E o pai respondeu.
-Você terá um bom emprego?
E o filho prontamente respondeu.
-Claro que sim.
-Então meu filho nada mais justo que acrescente mais um zero ao seu total.
E o garoto não se aguentava já estava com 1.000.
-Papai que mais que eu faço para ter mais e mais felicidade e dinheiro?
-Meu filho, você será um bom marido, um bom pai, terá amigos, será amigo, ajudará os menos favorecidos e ajudará também seu pais?
E o garoto disparou.
-Sim, sim, sim, sim, sim e sim.
-Então some seis zeros ao seu total.
O garoto endoidou.
-Nooooosa o meu total é 1.000.000.000.
E perguntou.
-Papai não precisarei de mais nada?
E o pai respondeu.
-Não filho.
E fez a seguinte pergunta ao filho.
-Agora me responda o que acontece se você não tiver saúde?
E o garoto prontamente respondeu.
-Eu fico sem o numero um.
-E com quanto você fica?
E o menino respondeu.
- .000.000.000.
E o sabio disse:
-É isto mesmo meu filho sem saúde você não é nada.
Pense nisso, cuide agora da maquina que você ira precisar no futuro.
Frase da semana:
"É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las."
Bernardinho

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Domingo de Prova em São Paulo


Nada como um feriado prolongado para São Paulo ficar em uma tranquilidade total e ainda mais com um prova de 10k para movimentar os corredores do domingo. Acordar cedo, tomar um bom café e começar os preparos para mais uma prova, checar o que esta faltando, chip no ténis, esposa animada em acordar cedo (faz de conta) para me acompanhar e participar de uma caminhada de 4k.

A prova Corpore São Paulo Classic - Samsung (no link você pode ver o circuito e meu tempo) foi realizada com excelente organização, postos de hidratação, acompanhamento médico em todo o percurso e muita gente aproximadamente 10.000 participantes, isto mostra que a corrida de rua efetivamente entrou no gosto do paulistano.

É impressionante poder acompanhar o crescimento deste esporte, por outro lado preocupa um pouco, será que todos estão correndo efetivamente com um acompanhamento médico?, melhor ainda se pudessem ter o acompanhamento de profissionais da área os professores de educação física são fundamentais para evitar dissabores na pratica deste esporte.

Com relação a minha prova, foi melhor do que eu esperava a ideia era correr 1h05m como treino, desta forma procurei encaixar esta prova como parte do meu treino semanal motivado pela Silvana e um casal de amigos que também participaram acabei me inscrevendo de ultima hora e foi muito bom poder voltar a correr por uma mais uma medalha.

A temperatura estava muito agradável mais ou menos 21ºC e umidade de 60%, entretanto após a metade da prova esquentou bastante e o calor pegou um pouco mais nada que não desse para suportar.

Você que não corre não sabe o que esta perdendo, ficar em um ambiente saudavel com pessoas de bem com a vida e transbordando saúde, pense nisso.

Frase da semana:

"Quando alguém treina uma vez, nada acontece. Quando a pessoa força-se a fazer algo cem, mil vezes, ela certamente desenvolve-se além do físico. Está chovendo? Não importa. Estou cansado? Também não importa. A partir dali, a força de vontade já não é mais um problema."

EMIL ZÁTOPEK

domingo, 15 de novembro de 2009

Mutley faça alguma coisa!!! Medalha, medalha, medalha.

Arrumando meu quadro de medalhas na ultima semana, me senti o verdadeiro Mutley que faz qualquer coisa por uma medalha, entretando diferente do Mutley minhas medalhas foram conquistadas com muito treino e determinação, e a medida que as organizava e pegava cada uma a mão vinha a lembrança de cada chegada, cada dor, cada vontade de desistir e principalmente a sensação de realização ao receber a medalha.
Já tenho 58 medalhas e cada uma conta uma historia, semelhante mesmo só o prazer que o esporte proporciona quando você atinge efetivamente um objetivo.
Corri três maratonas e em todas elas durante a prova pensava nunca mais, mas a verdade é que ao completar os 42.195 m já ficava me perguntando quando será a próxima.
Sou viciado em desafio e preciso das provas como fator motivador, meu treinador já me disse "da uma aliviada treine mais e selecione melhor as provas" e a verdade é que não consigo ficar longe do clima e do ambiente das provas.
É claro que todas estas medalhas só foram conquistadas após uma rotina de treinos orientada por um profissional.
Frase da Semana:
"Primeiro Servir, Segundo Servir e Terceiro Servir"
Carlos José de Souza.

domingo, 8 de novembro de 2009

Perder peso não é dificil, a dificuldade esta em manter.


A maior dificuldade das pessoas obesas e me incluo neste grupo, não é perder peso e sim manter-lo, que isso esta louco? É verdade depois de perder 54 quilos e achar que já me reeduquei alimentarmente, veio o problema como se afastar do velho vicio de comer.

A seguir algumas dicas para você manter o seu peso:
  1. Inclua uma atividade física que você goste de fazer na sua rotina diária;

  2. Não mantenha em casa ou no trabalho guloseimas ou coisas do tipo;

  3. Pense magro, como, "Eu não preciso comer duas fatias de bolo, meia fatia basta";

  4. Mantenha a mão o peso que tem como meta ou já atingiu desta forma você estará sempre focado em manter seu peso;

  5. Não ligue para os comentários dos amigos "só um pouco a mais não engorda";

  6. Inicie sempre um regime com acompanhamento médico e nutricional;

  7. Tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um plebeu.

Foi assim que consegui a façanha de perder peso sem a necessidade de cirurgia (em moda ultimamente) e sem a necessidade de dietas mirabolantes.


Esta bom mais o que isso te proporcionou? Apenas uma qualidade de vida que não tinha desde os 25 anos, hoje posso dizer que me sinto muito mais preparado para vida, família e trabalho, é, a ordem é esta mesmo, só assim você conseguirá equilíbrio. E por falar em equilíbrio não adianta nada os exageros, lembrando aquela velha máxima "A diferença entre o remédio e o veneno é a dose" busque o equilíbrio, tudo em excesso faz mau, lembre sempre disso.


The last but not the least, você precisa gostar de você para poder gostar das demais coisas a sua volta, só assim você vai ver que perder 54 quilos é muito mais fácil do que parece.


Frase da semana:

"O exercício físico é para pessoas que não conseguem lidar com os excessos"

domingo, 1 de novembro de 2009

O começo de tudo


Inspirado na iniciativa de um amigo argentino (parece mentira mais é verdade amigo mesmo) começo a dividir com você interessado em corrida e/ou desmotivado com alguma coisa só reclamando, a minha mudança de vida, para isto, criei este blogger que a partir de hoje contara e partilhará com você leitor a aventura e dificuldade de manter o peso após perder 54 quilos.

Comecei esta mudança de vida quando em um check-up recebi a triste informação de que precisaria fazer uma cintilografia do miocárdio em decorrencia da forte alteração sofrida no teste de esforço.

Exame feito e o temor de ver o resultado, em conversa com meu médico a noticia "Sergio agora ou vai o racha, você é saudavel mais o excesso de peso esta te fazendo muito mal" e disse também "Não tem magica só com dieta não resolve, você precisa de um acompanhamento com uma nutricionista e um endocrinologista".

Não tive duvida comecei um trabalho conjunto e não é que emagreci, mais isto eu contarei depois.